Desempenho da carteira em Agosto

Compartilhe:

As principais movimentações da carteira no mês foram:

  • Início da posição em PBTL3;
  • Aumento de posição em UNIP6;
  • Aumento de posição em JSLG3;
  • Venda total de GRND3;
  • Venda total de SLCE3;
  • Venda total de POSI3;

Para o começo de setembro a carteira apresenta a seguinte alocação:

Fonte: elaborado pelo autor

 

O percentual de dividendos provisionados faz menção as empresas que ficaram ex dividendos mas ainda não distribuíram os seus proventos, ou seja, aquele percentual se transformará em caixa.

A rentabilidade da carteira de ações, do índice IBOVESPA e do CDI estão demonstradas na tabela abaixo:

Fonte: elaborado pelo autor

Lembre-se que investir em ações não é uma corrida de 100metros, mas sim uma maratona!

Logo, uma rentabilidade mensal não significa muito para um investidor. Para analisar um desempenho utilize de períodos mais longos.

Agosto foi um mês que se caracterizou pela redução no número de ativos na carteira. Fico mais confortável em ter doze ativos ou menos. Resumidamente, o motivo pelo qual me desfiz das três posições foi:

  • Grendene: ativo apresentou boa performance nos últimos meses e o valuation ficou um pouco esticado, mas continua sendo a empresa do setor com as melhores margens e também a mais barata. Obviamente é uma forte candidata a retornar para carteira, caso a ação caia;
  • SLC Agrícola: empresa apresentou o melhor resultado da sua história durante o 1S17. Vale lembrar que a produtividade de um ano em relação ao outro pode variar bastante, pois há uma forte dependência do clima. Ação performou muito bem neste ano e acredito que há oportunidades melhores no momento;
  • Positivo Tecnologia: na análise que fiz sobre a empresa afirmei, que na minha visão, um dos maiores risco para o case seria mudanças nas alíquotas de imposto, pois sem tais medidas protecionistas a empresa deve perder competividade frente aos players estrangeiros (http://www.analisandoacoes.com.br/analise-de-empresas/analise-da-positivo-tecnologia-posi3/). A Lei da Informática provavelmente será modificada caso o Brasil não reverta uma condenação sofrida pela OMC, por isso decidi acompanhar o desenrolar dessa situação vendendo minha posição (http://g1.globo.com/economia/noticia/omc-recomenda-que-brasil-retire-subsidios-industriais-em-ate-90-dias.ghtml).
Compartilhe:
Paulo Garcia
Paulo Garcia
Me chamo Paulo Garcia, sou graduado em engenharia química e apaixonado pelo mercado financeiro. Essa paixão surgiu quando comecei a trabalhar em um fundo de investimento de ações em 2014. Eu acredito que investir em ações é a melhor forma de construir riqueza e patrimônio pensando sempre no longo prazo.

14 Comentários

  1. Rodrigo disse:

    Muito bom, Paulo. Unipar está tão barata que faz todo o sentido o tamanho da sua exposição. No meu caso, representa 43% da carteira.. não vejo nada melhor. Também comprei JSL e POSI, e vendi POSI. Andei comprando ROMI3 também.. vale a pena estudá-la. Parabéns.

  2. Vicente disse:

    Olá, Paulo.
    Parabéns pelo belo rendimento no ano. Tenho metade das empresas da sua carteira. Em poucas palavras, por que você tem posição em JSLG3? Uma outra curiosidade: como você começa a pesquisar por empresas? Faz algum filtro inicial ou algo do tipo? Lê notícias que te despertam curiosidade?
    Obrigado,
    um abraço

    • Paulo Garcia disse:

      Olá, Vicente.
      Muito obrigado!!
      Quanto a JSL, o mercado a precifica valendo aproximadamente R$200mi excluindo a sua participação em Movida. Empresa bastante alavancada, que destinava toda a sua geração de caixa para o pagamento de dívidas. Com a queda da SELIC e pelo fato de grande parte de sua dívida ser atrelada ao CDI, haverá uma economia nas despesas financeiras, que se transformará em lucro para o acionista. Empresa também é beneficiada de uma melhora da economia, pois atualmente trabalha com uma capacidade ociosa acima de sua média histórica.
      A sua segunda pergunta é muito interessante. Seguindo a recomendação de John Templeton (http://www.analisandoacoes.com.br/mercado-de-acoes/john-templeton-e-sua-filosofia-de-investimentos/), eu mantenho uma lista de empresas no radar. Caso algumas delas apresentem uma queda substancial, se tornam forte candidatas a entrar para a carteira. A Fórmula Mágica é uma boa ferramenta para encontrar novas oportunidades.
      Outra estratégia interessante é buscar empresas em setores que o mercado anda desdenhando. Isso gerou uma bela oportunidade de comprar Guararapes a preços atrativos ano passado (varejo era um dos setores que causava mais desleixo por parte do mercado). Atualmente, o setor que encontra-se nessa situação é o da construção civil. A compra de Portobello, empresa muito relacionada com esse setor, ajuda a explicar essa estratégia.
      Abraço

  3. Ótima diversificação e ótimas análises! Gosto muito do seu jeito de analisar as empresas, sempre levando em conta não apenas os fundamentos mas também acontecimentos externos.

    Abraço!

  4. Luiz disse:

    Olá Paulo tudo bem ?

    Mais uma vez parabéns pelo desempenho da carteira no mês.
    Agradeço também pela indicação de leitura do livro ” O jeito Peter Lynch de Investir”, estou achando fantástico e com uma linguagem simples e de fácil entendimento!

    Algumas perguntas:
    Você faz parte de algum clube de investimento? Se não, o que acharia de formar um com os leitores do blog?
    O que acha das ações PSSA3 (Porto Seguro)? Enxergo que a empresa possui uma excelente gestão, com serviços inovadores e diversificados pros clientes… como cartões de crédito, diversos seguros, planos de celular e agora entrando no mercado de aluguel de carros! A cada vez que converso com corretores de seguros fico mais surpreendido com as novas “sacadas” da empresa.
    Qual sua opinião sobre bitcoins?

    Abraços
    Luiz

    • Paulo Garcia disse:

      Olá, Luiz.
      Fico contente que esteja gostando do livro sobre o P. Lynch. Vamos as respostas:
      – Não faço parte de nenhum clube de investimentos. Recentemente estudei abrir um, mas há tantas taxas que vale muito mais a pena operar na pessoa física. Nos últimos anos no Brasil criou-se mais burocracia que tem “matado” os clubes de investimento.
      – Seu depoimento quanto a PSSA3 é bem interessante. Eu tenho ações da IRBR3, que atua num setor muito próximo ao da Porto Seguro, possui um market share e uma rentabilidade bem superior as demais seguradoras. Confesso que não sabia dessa diversificação setorial da PSSA3. Vou estudar melhor sobre este tema.
      – Quanto a bitcoins, eu prefiro observar esse movimento estando de fora. Não tenho ideia de como fazer um valuation para determinar se hoje ele está barato ou caro. Outro ponto que me chama atenção, alguns amigos que nunca investiram estão comprando bitcoins. Enfim, me parece que estamos entrando numa bolha e alguém vai ter que pagar a conta.

      Abraço

  5. Rômulo Martins disse:

    Mais um resultado que comprova a diferença de um trabalho sério, para quem só quer audiência. Parabéns Paulo. Desbancando a carteira de investimentos de empresas com equipes completas que preferem apelar para manchetes bonitas em detrimento do bom conteúdo . Abraço

  6. Marco Antonio disse:

    Olá Paulo!
    Mais uma vez Parabéns pelo site! Excelentes análises são traduzidas em ótimos resultados!!
    Obrigado por compartilhar seu conhecimento, está me fazendo um investidor mais consciente!

  7. SERGIO DA ROCHA MONTEIRO disse:

    Amigo, vc vendeu todas suas ações Slc3, viu que tiveram valorização agora e anunciaram pagar o maior payout de sua história?

    • Paulo Garcia disse:

      Olá, Sergio.
      Vi sim e isso só atesta a qualidade da empresa.
      Infelizmente o dinheiro é finito e acaba sendo necessário alocar capital nas empresas que considero mais interessantes.
      SLC tem tido um ano mágico em termos de resultado e acredito não ser trivial repetir anos assim, tanto por conta dos preços das commodities agrícolas em reais terem caído, bem como a produtividade deste ano ter sido excelente.
      Esta é uma empresa que sempre estará no meu radar e caso o seu preço caia, ela é uma forte candidata a voltar a carteira.
      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *